quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O que e Respeito


Quando nos sentimos amados e queridos por alguém, seja essa pessoa quem seja, um colega, um amigo, um filho, um marido, uma esposa, enfim; qualquer pessoa, você passa a admirar essa pessoa e o respeito flui naturalmente. Você começa a sentir gratidão e respeitar é só consequencia.

Um exemplo:

-Você ganha um cachorrinho de presente e mima ele, brinca, agrada, dá comida, pesseia, rola com ele pelo chão... ele vai amar você, mais não vai te respeitar. Ele vai respeitar e obedecer quem cuida dele de outra forma, aquele que permite que ele esteja ali proporcionando a ele a alegria de ter te dado você, porque você pode pensar que ele, o cachorrinho, é um presente prá você... mas na verdade o presente é você para ele.

E assim é o respeito entre marido e mulher. Um é presente pro outro e sendo assim...um respeita o outro pela alegria que sentem em estarem juntos e pelo cuidado de se permitirem proporcionar bem estar e conforto por estarem ali juntos. Naturalmente que somos diferentes dos cães, talvez o exemplo tenha sido até meio retrógado, mais amar é respeitar e respeitar é amar, são sinônimos. Se eu confio em você, vai ser muito dificil você me decepcionar, isso se houver amor.

Uma pessoa que rouba por exemplo, eu confio nela, se ela me considera e me ama, ela nunca roubará nada de mim, pois ela vê em mim a pessoa que confia nela, e quebrar essa aliança representaria perder o amor, talvez da unica pessoa que sente algo bom por ela. É lógico que existem nesse intervalo as pessoas que prá não perder esse amor enganam escondido, jamais magoariam com atitudes ou palavras essa pessoa e mentem descaradamente, ou omitem, mas aí já é mais relativo o assunto, pois o respeito está de mãos dadas com o amor, e quando se ama de verdade, você vive de verdade com e para esse AMOR.

Na verdade basta aceitar as pessoas como elas são e não invadir seus espaços.Esse é o melhor exemplo de respeito que conheço. Veja o tamanho de um pássaro, tão pequeno e no entanto é necessário o céu inteiro para um simples vôo. Deixe quem você ama livre das amarras que lhe angustiam e aprisionam e assim naturalmente, o respeito acontece. Respeitar é dar o céu, assim como o pássaro o tem e no entanto ele sempre volta ao frágil e pequenino ninho que ele construiu. O pássaro respeita? Sim...ele respeita aquele que lhe proporcionou condições para construir seu ninho e lhe deu as asas para voar. Agradecido ele canta. Respeito é tambem gratidão.

Nenhum comentário:

Seguidores