quinta-feira, 22 de julho de 2010

Curiosidades sobre as frutas



Antes de morder uma fruta, aprenda algumas coisas sobre elas.

A polpa da melancia em perfeito estado tem diversas cores, dependendo da variedade. Sua polpa deve estar bem consistente, nas cores rosada, avermelhada e vermelho-escuro.

Antes de ser aberta, o coco se conserva bom para o consumo à temperatura ambiente por um período de um ano. Depois de aberto, ele só permanece bom para o consumo por uma semana e na geladeira.

Ao comprar abacates, prefira-os com casca verde. Há dois tipos de abacate; ambos têm cor esverdeada. Algumas variedades são verde-escuro, enquanto outras apresentam manchas escuras.

A fase ideal de consumo para as bananas ocorre depois da compra. Como em alguns casos elas amadurecem artificialmente durante o transporte, recomenda-se comprá-las um pouco verdes e esperar que amarelem a temperatura ambiente. Quando a casca se cobre de pintas de cor marrom, o amido da polpa transforma-se em açúcar, deixando a fruta doce e de fácil digestão.

Não é a cor do abacaxi que assinala a maturidade, e sim a forma das escamas, que devem ser largas e achatadas. Se estiverem bojudas, é sinal de que a fruta ainda não amadureceu.

Os morangos mais doces geralmente são os menores.

A maioria das frutas amadurece melhor à temperatura ambiente. Depois, o aconselhável é que elas sejam guardadas na geladeira.

As frutas costumam ficarem mais saborosas servidas à temperatura ambiente ou só um pouco geladas.

Para fazer com que as frutas durem mais, é aconselhável que elas sejam guardadas sem lavar. Mas, por causa dos agrotóxicos, convém lavá-las e às vezes escová-las debaixo da água (frutas rijas, como a maçã). Depois as seque bem e ponha-as na fruteira.

As frutas mais propensas a apodrecer depois de lavadas são os morangos e amoras.

Nenhum comentário:

Seguidores