segunda-feira, 30 de julho de 2012

Dentes sadios

Limpar os dentes adequadamente é a melhor maneira de evitar cáries e irritações nas gengivas, uma vez que esses dois problemas são os principais responsáveis pela pêra dos dentes.

A origem das cáries e das irritações nas gengivas é a placa bacteriana. Essas placas são formadas por milhões de bactérias e resíduos alimentares.

As bactérias foram ácidos, enzimas e toxinas que são capazes de atacar o esmalte do dente, descalcificando-o e formando a cárie.

Tudo isso é formado devido à falta da higiene da boca ou higiene mal feita. A escovação correta consegue na maioria das vezes impedir a formação da placa bacteriana.

É fácil escovar bem os dentes, mas requer dedicação e empenho. O importante é não se esquecer de escovar todos os dentes, sempre após as refeições e ir ao dentista regularmente (pelo menos duas vezes ao ano).

Outra dica importante é usar fio dental, pois ele consegue retirar restos de alimentos, que por ventura fiquem presos nos vãos dos dentes que a escova não consegue alcançar.

Por fim, controle a ingestão de balas e doces no intervalo das refeições (o açúcar permanece algumas horas nos dentes, permitindo o agrupamento de bactérias).

Última dica: Sorria muito, mas com os dentes saudáveis.

Nenhum comentário:

Seguidores