sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ergonomia

Ergonomia é a adaptação do trabalho ao homem. É de caráter multidisciplinar, utiliza conhecimentos da engenharia, psicologia, medicina, filosofia, entre outros, visando auxiliar no projeto de móveis, equipamentos e máquinas; abrange também a organização do trabalho.

O objetivo é proporcionar um máximo de conforto, segurança e eficácia.

A Ergonomia surgiu durante a 2ª guerra mundial, quando houve a necessidade de profissionais de diversas áreas para adaptar equipamentos militares tendo por objetivo aumentar a eficiência e reduzir erros.

Hoje tem crescido bastante a prática da Ergonomia em indústrias e bancos, pois o aumento da produtividade é bastante significativo já que houve redução as ausências do trabalho e prevenção das doenças ocupacionais.

Vejamos alguns regulamentos, que estabelecem parâmetros quanto a adaptação das condições de trabalho.

-Para facilitar o transporte de cargas de verão, são usados meios apropriados, o peso não poderá comprometer a saúde e a segurança do trabalhador.

-Para quem trabalha na posição sentada, as cadeiras devem ser ajustáveis a estatura do trabalhador e a natureza da função. Ter borda frontal arredondada e encosto em forma leve adaptada ao corpo para proteção da região lombar. Quando o trabalhador não alcança os pés no chão é necessário em suporte para os pés.

-Trabalhos com terminais de vídeo devem ser posicionados em superfícies com altura ajustável e permitir boa mobilidade e ajustes de tela. O teclado deve ser independente do monitor e ter mobilidade.

-Para atividades que existem atenção constante a iluminação deve ser bem distribuída difusa e instalada de forma a evitar reflexos incômodos e contrastes excessivos.

A característica de organização do trabalho é repartir tarefas; é a questão da divisão do trabalho definindo quem faz o quê, como e em que tempo; levando em consideração as normas de trabalho, o modo operatório, o ritmo do trabalho.

Quando a organização do trabalho é estabelecida de comum acordo, a saúde é preservada e gera satisfação, quando imposta e não adequada, gera a insatisfação, podendo levar ao adoecimento.

Preserve a sua saúde!

Nenhum comentário:

Seguidores