quarta-feira, 5 de junho de 2013

O que é Dislexia?

A dislexia é um distúrbio de linguagem sem causa definida. Traz dificuldades para ler, escrever e também soletrar. Para um disléxico, textos longos, vocabulários com muitos termos novos é um desafio.

As crianças que tem dislexia sofrem muito, pois tem dificuldade de aprender, param de estudar e perdem o interesse pela escola por medo.

Um disléxico na sala de aula, diante de um texto, pode sentir mal-estar, dor de barriga e suar. Os especialistas não sabem ao certo o que leva algumas pessoas a desenvolver esse distúrbio. Embora não tenha cura, tem tratamento.

Os pacientes aprendem a superar algumas dificuldades e traçam novas rotas cerebrais para entender um texto, com perfeição.

Há uma falha na decodificação da linguagem escrita. Isso significa que nem sempre identifica as letras de uma palavra e não relaciona o som à letra.

É comum a criança, inclusive adultos, passar a se inferiorizar, ter baixa estima e se sentirem frustrados. Em caso de suspeita de dislexia, é recomendada uma avaliação cautelosa por médicos e psicólogos.

Descobrir o problema precocemente pode evitar que os danos emocionais se instalem o que leva a pessoa a desenvolver futuros problemas emocionais, sociais e profissionais.

Com ajuda adequada, qualquer disléxico pode driblar suas dificuldades e conseguir com êxito reunir as palavras de maneira que tudo faça sentido.

Escrito por: Larissa Maria Perez da Silva
Cursando: "Administração de empresas" na Uniesp - Avaré (SP)

Nenhum comentário:

Seguidores