segunda-feira, 24 de junho de 2013

Resumo de DO

Na década de 1960, em razão da constante mudança no mercado de trabalho e das necessidades de adaptação por parte das organizações, e da rápida evolução das tecnologias surgiu o Desenvolvimento Organizacional (DO).

Basicamente é a união de dois estudos em um único modelo administrativo. Dando ênfase principalmente na estrutura que vêm da escola clássica e no comportamento que vêm da Teoria Comportamental,que também pode ser considerada o desdobramento da Teoria Comportamento.

Ao contrário de outras teorias, essa surgiu de um conjunto de ideias e autores mas seu principal precursor foi Leland Bred Ford que era um psicólogo organizacional que observava muito o comportamento da empresas.

Leland acreditava que a organização era um sistema social. E nesse sistema se aplica um processo de mudança porque o DO nada mais é que a mudança propriamente dita. Tanto estrutural quanto cultural está sempre visando o aumento da eficiência.

Algumas mudanças que se relaciona com DO vão desde: tarefas simples que passam a ser tarefas multidisciplinares; funcionários controlados passam a ser funcionários com autonomia; e treinamento passa a ser uma capacitação.

Com tudo o DO é um modelo que pode parecer um modismo, mas realmente aumenta muito a eficácia das empresas e motiva as pessoas frente as mudanças de uma forma flexível e liberal.

Por isso o D.O tem proporcionado à Teoria Administrativa uma contribuição cada vez mais rica, lembrando que o DO nunca acaba, pois é um processo contínuo.

Escrito por: Rosangela Schio
Cursando: "Administração de Empresas" na Uniesp - Avaré (SP)

Nenhum comentário:

Seguidores