sábado, 22 de março de 2014

Quais tipos de Sangue existem

Se você deseja saber quais os tipos de sangue que existem, saiba que o sangue do ser humano é separado em Grupos e Subgrupos, tendo como mais importantes os: ABO (A, B, AB e O) e o Rh (positivo e negativo).

No Brasil, o grupo B faz parte de 10% da população, e o AB faz parte com apenas 3%, já os mais comuns, com 87% da nossa população é dos grupos sanguíneos O e A. O sangue conhecido como o sangue que salva em situações de emergência nos hospitais, é o O negativo, pois ele pode ser transfundido em qualquer pessoa. O diagrama de compatibilidade se divide assim, pessoas que tem o sangue do tipo O, podem doar para pessoas do tipo A, B ou AB; e as do tipo A ou B podem doar para AB.

As diferenças de sangue, que há nas pessoas, foram descobertas no inicio do século XX, pelo Karl Landsteiner, um cientista austríaco, que conseguiu comprovar para a humanidade que havia diferenças no sangue. Devido a essa incrível descoberta ela ganhou o Prêmio Nobel, em 1930. Pense no trabalhão que ele teve de ficar colhendo diferentes amostras de sangue, fazendo as combinações entre plasma e glóbulos vermelhos. A ciência é realmente inacreditável.

Nenhum comentário:

Seguidores