sábado, 31 de maio de 2014

Liberdade

O que é liberdade para você?

Assim como a incansável busca pela verdade, o homem vive intensamente buscando a sua liberdade. Cada ser humano possui a sua verdade, a sua cultura, seus valores, e o seu modelo mental; o que pode ser influenciado por sua crença, costumes familiares, país de origem e até mesmo experiências de vida.

Embora exista diferenças de ideologias, a liberdade é direito de todo cidadão. Somos livres para fazer nossas escolhas, livres para decidir nossa carreira profissional, qual companheiro queremos com cônjuge, onde iremos morar, etc. Infelizmente ainda há determinados países que controlam a população impedindo manifestações de crença e discriminando certas decisões. Mas, ainda que algo ou alguém controle ou force o ser humano em certas situações, será por um determinado período, afinal ninguém poderá controlar a liberdade de pensamento de um indivíduo.

Não podemos, no entanto, confundir liberdade com libertinagem. A libertinagem é o ato consciente de desfrutar da liberdade para fazer o mal para os outros ou até mesmo para si mesmo. Além das leis existentes no país para que exista ordem, nossa própria consciência impõe limites.

Podemos concluir que a liberdade pode ser definida como o livre-arbítrio para se fazer ou pensar o que bem entender, porém, sempre haverá consequências. Colhemos o que plantamos. Somos livres, porém escravos das consequências, sem exceções.

Escrito por: Larissa Maria Perez da Silva.
Cursando: "Administração de Empresas" na Uniesp - Avaré (SP).

Um comentário:

Anônimo disse...

A liberdade é uma conquista de cada dia .....

Seguidores