quinta-feira, 15 de maio de 2014

Motivação

A motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa em alcançar um determinado objetivo. Existem duas formas de motivação; intrínseca e extrínseca. Intrínseca diz respeito a características internas (modelo mental) de cada pessoa, que pode estar também relacionada a benefícios para a família do mesmo; já a extrínseca é a organização que proporciona/desperta para a pessoa.

É fato que as organizações empresariais devem se preocupar com a motivação de seus funcionários, pois funcionários motivados poderão trazer maiores resultados para a empresa. É muito comum as empresas utilizarem recompensas financeiras, como remuneração por unidade produzida, por exemplo, porém a remuneração não é o fator principal de satisfação no trabalho.

As pesquisas sobre motivação estão cada vez mais focadas em mudanças na forma da estrutura do trabalho, pois elas podem gerar ou proporcionar os elementos chave para motivar os funcionários. O redesenho de tarefas, por exemplo, permite realizar rodízio de tarefas ou enriquecer o trabalho do funcionário; outra mudança benéfica pode ser criando esquemas alternativos de trabalho, como horário flexível, compartilhamento de tarefas e trabalho a distância, o que vai depender da área de atuação de cada empresa.

Não podemos esquecer da gestão participativa, que é um estilo diferente de gerir uma equipe. Pode ser usado como uma maneira do administrador gerir sua empresa, se os assuntos nos quais os funcionários estão envolvidos são compartíveis com seus interesses.

Escrito por: Larissa Maria Perez da Silva.
Cursando: "Administração de Empresas" na Uniesp - Avaré (SP).

Nenhum comentário:

Seguidores