segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tipos de cabelo



Os cem mil fios de cabelo que recobrem o couro cabeludo, podem ser normais, oleosos, secos ou mistos, varia de acordo com a gordura secretada pelo couro cabeludo. O fio é formado basicamente por proteínas, a qual se destaca a queratina.

Todos os shampoos são compostos por substâncias que abrem a cutícula dos fios para limpeza e controle da oleosidade. Para aumentar o brilho e a luminosidade, entra em ação o condicionador, que fecha as escamas e então nutre os fios.

De acordo com dermatologistas, o condicionador deve ser aplicado somente nas pontas, pois o couro cabeludo já produz alguma oleosidade. Tome cuidado!

O cloro tira a oleosidade natural dos fios, deixando-os mais sensíveis a fatores de ressecamento, como o sol. Por isso, lave seus cabelos com shampoo à base de proteínas como da seda e do colágeno.

O cloro também deixa os cabelos mais claros e até esverdeados, devido o produto aderir aos cabelos. Use para esse fim, shampoos à base de tiossulfato de sódio, que ajuda na remoção do produto.

A intensidade da cor do cabelo depende da presença de melanina, hormônio produzido por células específicas da pele (que são os melanócitos). Assim, as pessoas que tem cabelo mais escuro produzem esse pigmento em maior quantidade que aquelas pessoas de cabelo claro.

A capacidade de produção de melanina é determinada geneticamente, o que explica o fato de algumas pessoas ficarem grisalhas antes das outras. Além disso, alterações hormonais provocadas por estados emocionais desgastantes, como estresse ou medo, podem e quase sempre aceleram o processo.

Mas, a principal causa da descoloração do cabelo é mesmo o envelhecimento, porque com a idade os melanócitos perdem a capacidade de continuar produzindo melenina.

Aconselhamos que vocês procure um profissional qualificado e cuide do tipo de seu cabelo. Ok?

Nenhum comentário:

Seguidores